Manifesto VINCI

Os oito compromissos intangíveis e universais da VINCI Energies.

Na VINCI, acreditamos que não haja sucesso económico sem um projeto humano. Isto está enraizado na nossa cultura.
Também estamos convictos de que o nosso desempenho social, societal e ambiental é uma vantagem para o nosso desenvolvimento, pois corresponde a uma expectativa sempre mais forte dos nossos clientes e dos investidores internacionais.

Por isto é que publicámos em 2012 o nosso Manifesto, onde assumimos 8 compromissos intangíveis e universais. O Manifesto é um marco comum, que todas as entidades da VINCI devem-se apropriar consoante as suas atividades e mercados. Zelo pessoalmente pela mobilização de todos os gestores do Grupo.

 

Juntos, para conceber e construir

mãe brica com o filho andar à roda mulher e criança

As nossas infraestruturas e os nossos equipamentos estão ao serviço do público e do bem comum. Por isso, queremos associar o mais a montante possível aos nossos projetos to­dos os atores envolvidos : parceiros, clientes, fornecedores, representantes eleitos, comunidade, mundo associativo, etc.
Assumimos o compromisso de fomentar a escuta e a concertação na conduta dos nossos projetos, para mel­hor associar os nossos parceiros.

 

 

 

 

Juntos, no respeito pelos princípios éticos

jovem rapaz a andar de skate parque radical ponte vasco da gama

A ética está no âmago dos nossos contratos e das relações com os nossos clientes.
As nossas empresas aplicam a nossa Carta ética em todo o mundo.
Assumimos o compromisso de uma transparência total sobre as nossas práticas e as dos nossos prestadores de serviços.

 

 

 

Juntos, pelo crescimento sustentável

mulher a andar para os transportes públicos comboio metro autocarro

Participamos da reflexão prospectiva sobre a cidade e a mobilidade sustentável. As nossas inovações oriundas da eco concepção nos permitem melhorar os desempenhos energéticos e ambientais das nossas infraestruturas.
Assumimos o compromisso de reduzir as nossas emissões de gás de efeito estufa em 30 % até 2020, de acompanhar os nossos clientes na busca de uma maior eficácia energética e incentivá-los a terem um compor­tamento eco responsável.

 

 

 

Juntos, no compromisso com todos

um homem e duas mulheres conversam em ambiente profissional

A nossa atividade tem raízes nos territórios. Por isso apoiamos o compromisso dos colaboradores e das empresas do Grupo em prol de ações de mecenato e de combate à exclusão.
Assumimos o compromisso de apoiar o empenhamento cidadão dos nossos empregados, nomeadamente através das fundações do Grupo no mundo inteiro.

 

 

 

Juntos, com zero acidentes

trabalhador homem em trabalho emprego de alto risco

Recusamo-nos a considerar os acidentes de trabalho como uma fatalidade. A responsabilidade dos nossos gestores é de criar as condições garantindo a integridade física e a saúde de todas as pessoas presentes nas nossas obras e nas nos­sas instalações.
Assumimos o compromisso de almejar « zero acidentes ».

 

 

 

Juntos, pela diversidade e igualdade de oportunidades

jovem de colete laranja em ambiente de trabalho

A nossa cultura está fundamentada na mescla das origens e das experiências. Combatemos todas as formas de dis­criminação, na contratação, nas relações profissionais e nas evoluções de carreira dos nossos colaboradores. Os nossos executivos são formados com essa exigência em mente, e nós a transmitimos aos nossos fornecedores e aos nossos presta­dores de serviços.
Assumimos o compromisso de feminizar e acolher mais pessoas de todas as origens nas nossas lideranças.

 

 

 

Juntos, por percursos profissionais sustentáveis

grupo de homens de capacete e colete em trabalho

Abordamos a relação com os nossos empregados numa perspectiva de longo prazo. Praticamos uma flexibilidade responsável, fomentando um desenvolvimento profissional e pessoal equilibrado para os nossos colaboradores.
Assumimos o compromisso de oferecer perspectivas de formação e de mobilidade a todos os nossos colabora­dores, com vista a uma empregabilidade sustentável.

 

 

 

Juntos, na partilha dos frutos da nossa performance

grupo de homens de capacete planeiam o trabalho organizam obra

Os nossos colaboradores são, juntos, o primeiro acionista da VINCI. Queremos compartilhar com os nossos em­pregados, no mundo todo, os frutos do nosso crescimento, graças ao acionariado assalariado e aos mecanismos adaptados de partilha dos lucros.
Assumimos o compromisso de permitir, sempre que possível, que 100 % dos assalariados VINCI benefi­ciem de um mecanismo de partilha do nosso sucesso económico.