Infraestruturas: no coração da transição energética

As necessidades em matéria de energia e de mobilidade não param de crescer. Antecipando as evoluções do mercado, a VINCI Energies está presente no conjunto do sector “smart”, das redes inteligentes nas cidades inteligentes e fornece soluções globais aos projectos de aprovisionamento de energia eléctrica, de infraestruturas de transporte e de equipamentos urbanos.

O consumo da energia mundial está constantemente em crescimento. Este aumento da procura requererá o desenvolvimento de uma nova infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia como resposta. As ligações entre países e as “smart grids” vão necessitar de actualização de forma a optimizar o fornecimento da infraestrutura baseada no consumo. A VINCI Energies trabalha juntamente com os seus clientes de modo a fornece-lhes uma variedade de serviços em todo o sistema de electricidade alta, média e baixa tensão “antes do contador”.

A procura por infraestruturas dedicadas à mobilidade deve-se em muito à pressão demográfica, o aumento do urbanismo e a crescente consciencialização pública sobre a necessidade da diminuição da pegada humana no meio ambiente. Esta situação requer constante modernização e criação de equipamentos para infraestruturas urbanas e de transporte (estradas, transporte público, aeroportos e portos).

Isto levou ao desenvolvimento de eléctricos e de sistemas de transporte mais ecológicos no centro das cidades.

Infraestruturas: verifique as competências das unidades de negócios da VINCI Energies

Confrontado com a crescente procura por energia e a necessidade de desenvolver os transportes públicos e ferroviários, o Grupo, entre outras áreas, contribui nos seguintes campos:

  • modernização e desenvolvimento da geração, transformação e distribuição de energia (centrais termoeléctricas, fontes de energia renováveis, assim como o reforço e segurança das redes), (linhas energia e estações, etc.)
  • redes de transporte e armazenamento de hidrocarboneto, gás natural e produtos petrolíferos
  • redes e instalações de tratamento de águas (potável e residual), tais como estações elevatórias, reservatórios, distribuição de água e tratamento de águas residuais
  • implementação de infraestruturas de transportes urbanos e inter-urbanos, transporte ferroviário (metro, comboios, eléctricos), estradas, túneis, portos e aeroportos e também pontos de carregamento de veículos eléctricos
  • desenvolvimento de soluções de iluminação personalizada, equipamento urbano dinâmico, iluminação arquitectural e iluminação festiva e conectar os sistemas de supervisão e gestão remota.

A junção das áreas de competências permite à VINCI Energies ser uma parceira em constante contacto com os seus clientes e os seus ecossistemas. Isto encontra-se demonstrado nas soluções implementadas pela rede de marcas da VINCI Energies, como a Omexom que oferece uma grande variedade de soluções chave na mão no sector do “Power & Grid” e a unidade de negócio Sotécnica que fornece equipamento e soluções de iluminação.