Aumentar as tuas competências

Formação, mobilidade, promoção: a VINCI Energies favorece o intercâmbio ao serviço do vosso projecto profissional.

É dada especial atenção ao projecto profissional e ao desenvolvimento das tuas habilidades. Todos os funcionários têm a oportunidade de trocar impressões, regularmente, com o seu gerente sobre seus objectivos e carreira. Este momento é uma oportunidade para aprofundar a relação numa óptica de progresso e de desenvolvimento e permite elevar o nível de confiança mútuo.

No decorrer desta entrevista, é feito um ponto de situação sobre o ano decorrido e os objectivos a alcançar no próximo ano são estabelecidos. Responsável e colaborador também discutem também as possibilidades de evolução de carreira, as necessidades de formação e potencial desejo de mobilidade.Esta abordagem concertada permite colocar em perspectiva as necessidades do Grupo e as aspirações de cada um.

Formação na VINCI Energies

A tua formação, em todas as etapas da tua vida profissional, é considerado um investimento essencial. Ela permite às empresas do Grupo reforçar o seu posicionamento e de preparar as suas equipas para enfrentarem os desafios de hoje e de amanhã. Em 2015, quase um milhão de horas de formação foram dispensadas em todas as áreas.

A Academia VINCI Energies, no coração de projectos de formação do Grupo

A cada ano, cerca de 700 sessões de formação são dadas na Academia VINCI Energies. Acolhe mais de 10 000 formandos entre os colaboradores do Grupo. A Academia fornece quase 15% de toda a formação realizada todos os anos no Grupo. Localizada em Montesson (Yvelines), o centro de formação com mais de 1.200 metros quadrados recebe estagiários de toda a Europa. A rede da Academia estende-se a todo o mundo: Inglaterra, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Brasil, Indonésia, Marrocos, …

A Academia tem hoje em dia mais de 120 formações à medida no seu catálogo, presencialmente ou via e-learning, nos mais variados domínios que cobrem todas as competências e negócios da VINCI Energies. Estas formações são o resultado do pensamento colectivo, que combina especialistas internos e externos. Todos verificam a pertinência do conteúdo ao longo da existência da formação. Algunas são realizadas por funcionários do Grupo: gestores, responsáveis de prevenção, diretores, responsáveis administrativos  e de contabilidade/financeiro … Esta transmissão de conhecimento está no cerne da cultura da VINCI Energies.

A mobilidade, uma oportunidade de evolução

Qualquer pessoa pode legitimamente aspirar a progredir e evoluir durante a sua carreira profissional. Um Grupo como a VINCI Energies promove a expressão dos desejos de cada um e oferece múltiplas possibilidades de evolução: mobilidade dentro de uma das 1600 empresas do Grupo, novo ambiente de trabalho, emprego diferente, novas responsabilidades … Dentro da VINCI Energies, a mobilidade contribui para manter viva rede de competências, participar na multiplicação de intercâmbio e à difusão de boas ideias. Um projecto de mobilidade bem sucedido é um enriquecimento para todos os interessados.

Para enfrentar os desafios actuais e futuros num ambiente económico, tecnológico e organizacional que não pára de evoluir, é necessário antecipar as mudanças e manter-se ágil. O investimento sustentável no desenvolvimento das competências de homens e mulheres em todas as fases de sua vida laboral é um dos principais desafios da VINCI Energies e cada uma das suas empresas. Assim, a Academia VINCI Energies encontra-se no centro do projecto de formação do Grupo. O seu objectivo não é satisfazer todas a necessidades de formação existentes nas empresas mas sim de difundir savoir-faire et le savoir-être « maison »: transmitir e cultivar o património cultural da VINCI Energies, desenvolver as competências pessoais e profissionais de modo a dominar e aplicar os "fundamentos" do Grupo, partilhar o conhecimento e capitalizar as suas experiências através de intercâmbios com os formadores e os participantes.

Eddy Vandersmissen Directeur de l’Académie VINCI Energies, Montesson, FRANCE