A Covid vai passar… e Nós vamos continuar!

Caras e Caros, A Covid-19 vai passar e Nós vamos continuar! Envio uma primeira palavra de Gratidão em meu nome e de todos os meus colegas a todos os que combatem esta pandemia na linha da frente. Estamos Gratos por tudo o que estão a dar neste cenário urgente, e emergente. Esta é uma guerra...

Caras e Caros,

A Covid-19 vai passar e Nós vamos continuar! Envio uma primeira palavra de Gratidão em meu nome e de todos os meus colegas a todos os que combatem esta pandemia na linha da frente. Estamos Gratos por tudo o que estão a dar neste cenário urgente, e emergente.

Esta é uma guerra com duas grandes frentes de batalha: a Biológica, e a Económica!

A nossa forma de SER enquanto grupo considera Health Safety & Care – Safety Excellence um dos pilares críticos da nossa cultura, sendo um dos oito pontos do nosso Manifesto!

Este é um momento de ação e bom senso. Nós decidimos Fazer! Deliberámos um conjunto de medidas concretas, baseadas no guidance técnico da DGS – Direção Geral de Saúde e da OMS – Organização Mundial de Saúde, para todas as empresas e marcas da VINCI Energies em Portugal. Estas medidas – enumeradas no nosso Plano de Contingência – entraram em vigor às 23:59 de 11 de março de 2020, no dia em que foi oficialmente anunciada a pandemia.

Somos hoje, na VINCI Energies Portugal, cerca de 1700 colaboradores. Se adicionarmos as nossas famílias, tocamos aproximadamente 5000 Pessoas. Temos todos, e cada um, a Responsabilidade conjunta de garantir que somos um agente ativo em evitar a proliferação deste contágio.

Apelo a que a cada um de nós, – colaborador, cliente, parceiro, fornecedor, agente económico ou regulador, concorrente ou seguidor – com Empowerment, faça as escolhas certas no sentido de evitar comportamentos de risco. É também o momento para atuarmos com Empreendedorismo e reinventarmos a nossa missão profissional à luz desta nova realidade. Acredito que juntos vamos conseguir encontrar a forma certa de nos protegermos e, ainda assim, garantir o nosso valor Humano, Social e Económico.

Este é um momento que vive da Confiança das instituições, dos sistemas, mas, sobretudo, das Pessoas. Para isto, cada um de nós tem de fazer a sua parte.

Precisamos, mais do que nunca, de Solidariedade entre todos.

É, mais uma vez, para mim e para os meus caros colegas, um momento de praticarmos os nossos Valores, e a nossa forma de estar.

A linha de atuação que estamos a seguir enquanto Grupo no endereçamento da atual crise é muito clara:

  • Decidir com Responsabilidade Cívica: temos esta responsabilidade enquanto grande grupo económico, pois vivemos integrados nas nossas comunidades;
  • Proteger a nossa Saúde e a das nossas Famílias: esta é uma responsabilidade de cada um de nós, antes de mais;
  • Manter o País e os nossos Clientes a funcionar: muitas das nossas atividades atuam em setores críticos para que a Sociedade continue a viver. Temos enorme impacto sobre o funcionamento do país: nas Telecomunicações, na Energia, nos Transportes, na Banca, na Administração Pública, na Indústria e em muitos outros;
  • Fazer o melhor pela atividade das nossas Unidades de Negócio: temos que garantir a máxima continuidade do nosso negócio, focando-nos numa enorme proximidade com os nossos clientes, surpreendendo-os numa altura de grande incerteza para todos, mas em que os “empreendedores” – como nós – vão desenhar o caminho da Recuperação, já no presente.

Por esta ordem!

Tudo isto ligado pelos nossos Valores humanistas, que sempre nos orientam em tempos estáveis, mas que são determinantes em momentos críticos. Quando tudo vai normal, bastam bons gestores. Em momentos como este, é preciso Liderança. E a Liderança começa por nos liderarmos a nós próprios.

Estendo agora o meu enorme sentido de Gratidão:

  • a todos os profissionais – onde incluo os meus colegas – que estão no terreno e cujo trabalho não pode ser remoto: protejam-se, apliquem os procedimentos de segurança que temos vindo a partilhar; protejam o vosso próximo!
  • a todas as Pessoas que estão a trabalhar de casa – onde incluo os meus colegas – e que estão a reaprender a viver nesta nova realidade!
  • a todas as equipas internas de Safety/SGI e áreas funcionais de Legal, People/RH, Comunicação, e IT que têm sido incansáveis em desenvolver os meios, a informação e as técnicas para implementar cada detalhe que fazem desta megaoperação de adaptação de todas as nossas empresas, a esta nova realidade!
  • a todas as nossas Famílias, pelo apoio e solidariedade, por nos apoiarem a manter a nossa atividade neste momento crítico para o Mundo!

Faço minhas as palavras do Senhor Presidente da República, que refletem exatamente o rumo que devemos seguir:

“Tudo mais cedo, do que mais tarde. Dependemos da contenção, de poupar prazos, de salvar Vidas. Não parar a Produção, não entrar em pânicos de fornecimentos. Manter viva a economia. Peço-vos que combatam o desânimo, o cansaço, a fadiga do tempo que não chega ao fim. Resistência, Solidariedade e Coragem: são as palavras de ordem.”

Protejam-se. Protejam os Vossos. Protejam os Nossos. Amem a Vida.

SAFETY FIRST!

A Covid vai passar… e Nós vamos continuar!

Pedro Afonso
CEO VINCI Energies Portugal