A Fórmula Student Lisboa, equipa do Instituto Superior Técnico, encerrou a época 2023/24 com os seus melhores resultados de sempre, quebrando recordes e destacando-se em várias competições de renome.
O Formula Student Lisboa, núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico, encerrou a época 2023/24 com os seus melhores resultados de sempre, quebrando recordes e destacando-se em várias competições de renome. Composta por 50 estudantes, competiu em três importantes eventos: Formula Student Spain, no Circuito de Barcelona-Catalunha, Formula Student Germany, no Circuito de Hockenheim, e a Formula Student Portugal, em Castelo Branco. O seu protótipo FST13 competiu nas categorias Electric Vehicle (EV) e Driverless Vehicle (DV), com desempenhos de alto nível. O projeto conta este ano com o apoio principal da VINCI Energies Portugal, e ainda das suas marcas Actemium, Axians, Omexom e Sotécnica.
Na Formula Student Spain, em Barcelona, a equipa subiu ao pódio ao conquistar o segundo lugar na categoria Driverless (DV). Além disso, destacou-se com o primeiro lugar nas provas de Design, SkidPad e Acceleration, em condições climatéricas desafiantes, marcadas pelas elevadas temperaturas típicas de agosto. Apesar das adversidades, este resultado representa um marco significativo, sendo um dos melhores de sempre da equipa nesta competição.
Em Hockenheim, na Alemanha, enfrentaram contratempos, incluindo um incidente logo no início que danificou o carro. No entanto, a rápida intervenção e resiliência dos estudantes permitiram-lhes regressar à prova nesse dia, alcançando um histórico 7.º lugar entre 80 na categoria EV. Este foi um dos mais notáveis resultados da equipa nesta competição tão exigente, aclamada como a prova rainha da Formula Student. A primeira participação FST Lisboa na FSG foi em 2008.
Já na Formula Student Portugal, em Castelo Branco, a equipa brilhou ao conquistar o primeiro lugar nas categorias de EV e DV. Para além disso, bateram o recorde de SkidPad e Acceleration, reforçando o compromisso contínuo da equipa em melhorar o desempenho técnico e competitivo do seu protótipo, ano após ano.
Já na Formula Student Portugal, em Castelo Branco, a equipa brilhou ao conquistar o primeiro lugar nas categorias de EV e DV. Para além disso, bateram o recorde de SkidPad e Acceleration, reforçando o compromisso contínuo da equipa em melhorar o desempenho técnico e competitivo do seu protótipo, ano após ano.
A Formula Student, a competição universitária de engenharia mais prestigiada, realiza-se anualmente em circuitos de todo o mundo, avaliando as equipas não apenas pela velocidade do carro, mas pelo conjunto global de design, performance e gestão financeira, simulando o desenvolvimento de um protótipo pronto para produção.
«É com enorme satisfação que apoiamos a equipa de Formula Student do Técnico, testemunhando de perto o seu percurso impressionante de inovação e conquistas. O esforço, a dedicação e a capacidade técnica destes estudantes são o reflexo de uma visão empreendedora que também nos motiva na nossa própria missão empresarial. O que nos une a este projeto é o compromisso com a excelência criando impacto positivo através da engenharia, e também a aposta no futuro da eletrificação e da tecnologia. Ao reforçar a ligação entre as empresas e a academia, estamos a contribuir para o crescimento do setor em Portugal, e a equipa do Técnico, pelo seu dinamismo e sucesso contínuo, é um motivo de grande orgulho para todos nós. Lá fora e cá dentro, honraram o seu principal patrocinador – VINCI Energies e suas marcas –, o Técnico e, sobretudo, Portugal!», afirma Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal, sobre os resultados obtidos.
Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Tecnico, comenta: “A equipa do Fórmula Student representa muito do melhor que o Técnico é: trabalho de equipa, aprender fazendo e querer sempre fazer melhor. O FST junta estudantes do Técnico de várias áreas da engenharia para conceberem, construírem e fazerem correr todos os anos um carro novo, com novos desafios que têm não apenas cumprido como superado expectativas. Estão todos de parabéns, fizeram uma época excelente.”
A formação deste ano da FST Lisboa é constituída por cerca de 50 estudantes, na sua maioria a frequentar os cursos de engenharias Aeroespacial, Mecânica, Eletrotécnica e Informática no Técnico, aos quais se juntam alunos dos cursos de outras áreas como Economia e Gestão Industrial. A primeira equipa foi criada em 2001 por um núcleo de estudantes, com o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos que estavam a aprender nas aulas. Desde cedo, traçaram como objetivo projetar, construir e testar um novo carro do tipo Fórmula, para participar nacional e internacionalmente nas competições Fórmula Student, representando Portugal perante outras universidades e empresas. Hoje são uma equipa de elite, de uma escola portuguesa de excelência, a participar na maior competição mundial universitária de engenharia.
O 13.º protótipo do projeto atinge uma velocidade máxima de 136 km/h com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico. Tem ainda a bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 6,33 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos. Nas alterações apresentadas este ano, destacam-se um novo design de toda a bateria, através do upgrade das suas células e um novo design do seu container e a redução de massa significativa vinda da passagem de uma jante de 13 para 10 polegadas. O FST13 engloba também uma pipeline aprimorada em torno do aumento de performance em condução autónoma, para uma vez mais ambicionar estar no topo das tabelas de Fórmula Student mundiais.
Veja aqui um vídeo resumo da participação da FST Lisboa nas diferentes competições.
Conheça mais de perto o protótipo e a equipa FST Lisboa já no dia 12 de outubro, na “Maior Aula de Programação do Mundo” – uma iniciativa do Técnico e da Magma Studio, com a chancela Guinness World Records – junto ao stand da Axians, a marca da VINCI Energies dedicada às Tecnologias de Informação e Comunicação e ao desafio da Transformação Digital, que se associou ao evento. Acontece no Técnico Innovation Center, na antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa.