Teresa Oliveira nomeada Legal, Ethics & Compliance Director da VINCI Energies Portugal

A VINCI Energies Portugal anuncia a nomeação de Teresa Oliveira para Legal, Ethics & Compliance Director passando a integrar a Comissão Executiva do grupo em Portugal.

A VINCI Energies Portugal anuncia a nomeação de Teresa Oliveira para Legal, Ethics & Compliance Director passando a integrar a Comissão Executiva do grupo em Portugal.

Há mais de cinco anos na VINCI Energies e com uma experiência profissional de cerca de 20 anos, Teresa torna-se responsável por garantir a liderança das áreas jurídicas e o programa de ethics & compliance do grupo. Com a equipa de especialistas que irá coordenar, contribuirá para o processo de desenvolvimento empresarial do qual fazem parte as marcas internacionais Actemium, Axians, Omexom, VINCI Facilities, e as marcas portuguesas Sotécnica e Longo Plano.

Sobre esta nomeação Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal, afirma que “a nomeação da Teresa Oliveira para a Comissão Executiva da VINCI Energies em Portugal, dá o exemplo – ao nível da Gestão – de como devemos operar. O enquadramento em matérias jurídicas, e a relevância do nosso programa de compliance são condições necessárias e essenciais da autonomia das nossas unidades de negócio no crescimento das nossas atividades. Esta nomeação surge como resposta ao acelerado crescimento que tivemos nos últimos cinco anos, e ao desenvolvimento orgânico, large contracts ou aquisições, que estamos a concretizar. Estamos muito satisfeitos de contar com o ativismo e a experiência da Teresa”.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Teresa Oliveira começou a sua carreira profissional como advogada na Macedo Vitorino & Associados, ligada à assessoria de projetos de energias renováveis. Com esta experiência integrou os departamentos legais da Martifer Renováveis e depois da Enersis, onde trabalhou na aquisição e financiamento de projetos eólicos e fotovoltaicos, em mais de 13 jurisdições. Em 2011, foi adjunta do Secretário de Estado da Energia, tendo trabalhado no cumprimento das medidas para o Sector Energético do Programa de Assistência Financeira. Foi também conselheira para a energia na Representação Permanente de Portugal na União Europeia. Seguiu-se a sua passagem pelo Banco de Portugal como Assessora da Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental. Em 2017, integrou a VINCI Energies, na Axians Portugal, como Head of Legal e dois anos depois estendeu a sua função à VINCI Energies Portugal.

Sobre a sua nomeação, Teresa Oliveira diz que “tem sido gratificante crescer com a VINCI Energies em Portugal, um grupo empresarial com valores fortes, que subscrevo e cuja defesa me entusiasma e que tem pessoas com quem é um orgulho formar equipa. Participar no desenvolvimento deste projecto empresarial, agora na sua Comissão Executiva, significa maior responsabilidade e a possibilidade de contribuir mais decisivamente para uma cultura organizacional legal, ética e de profissionalismo na forma de fazer gestão. Estou obviamente muito feliz com o desafio e com a confiança depositada”.