VINCI Energies Portugal celebra o ambiente com ação em todo o país, em parceria com a Quercus

A VINCI Energies está comprometida em responder às alterações climáticas, reduzindo o impacto das suas atividades, desenvolvendo ofertas inovadoras e sustentáveis, e promovendo a responsabilidade ambiental junto dos seus stakeholders.

De forma integrada, o Grupo assinala internacionalmente o Environment Day já no próximo dia 22 de setembro. Em Portugal – estendendo a ação por mais um dia – vai realizar novamente uma grande ação de team building ambiental, em parceria com a Quercus, que juntará cerca de 1.000 colaboradores, de norte a sul do país.

Este Environment Day – na sua segunda edição presencial – vai contar com diversas iniciativas dedicadas à proteção de reservas de biodiversidade. Em parceria com a Quercus e sua rede de parceiros, a ação vai realizar-se na Área Metropolitana de Lisboa, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Madeira, Montemor-o-Novo e Porto. O Parque Natural da Arrábida, a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, a Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde ou o Parque Natural da Ria Formosa, serão apenas alguns dos locais de intervenção.

Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal afirma que: “O Environment Day foi um dos projetos ambientais externamente mais visíveis que levámos a cabo em 2022, destinado a toda a VINCI Energies em Portugal, com foco na biodiversidade, especificamente na valorização de ecossistemas ribeirinhos. Regressar este ano, com mais ambição e impacto, foi um compromisso desde logo assumido. Contar com o enorme envolvimento das equipas na proteção de reservas de biodiversidade é para nós um motivo de grande orgulho, e tem sido uma boa forma de construir uma verdadeira cultura de cuidado com o planeta.” E conclui: “Agir pelo clima, otimizar a utilização de recursos através da economia circular e preservar os ambientes naturais, faz parte de quem somos. Um mundo melhor – que cuide das pessoas e proteja o planeta – constrói-se todos os dias com maturidade, serviço e consistência.”

Alexandra Azevedo, presidente da Quercus afirma que: “A mobilização da sociedade portuguesa é determinante para a recuperação da nossa biodiversidade, cada vez mais ameaçada. Neste sentido, a Quercus atribui uma enorme importância a esta edição do Environment Day, dedicada às “Reservas de Biodiversidade”. Independentemente da sua dimensão ou localização, todas as áreas intervencionadas
apresentam grande importância para a Conservação da Natureza e a mobilização destes 1000 voluntários demonstra bem que todos podem fazer parte da solução. Esta é uma iniciativa meritória e concreta que aponta na direção certa, na medida em que é solidária e promove o envolvimento ativo da sociedade civil e da comunidade de negócios na recuperação da nossa biodiversidade. Para este sucesso, não poderíamos deixar de agradecer às centenas de voluntários, mas também aos nossos parceiros ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IFCN Madeira, autarquias e organizações locais.”

Locais de Ações do Environment Day

Área Metropolitana de Lisboa

Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos – Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica: remoção de lixo, controlo e remoção de espécies invasoras – chorão-das-areias, apanha de sementes; em parceria com ICNF.

Parque Natural da Arrábida, Praia do Creiro: trilho interpretativo com remoção de lixo, libertação de um animal selvagem proveniente dos Centros de Recuperação de Animais Selvagens da Quercus (CRASSA); em parceria com o ICNF.

Reserva Mundial de Surf da Ericeira: limpeza de lixos e resíduos nas modalidades de plogging-caminhada e limpeza do areal, controlo de espécies exóticas (Chorão-da-praia – Carpobrotus spp.); em parceria com a Câmara Municipal de Mafra.

Castelo Branco

Reserva da Biosfera do Tejo/Tajo Internacional – Monte Barata: podas de azinheiras e sobreiros, colocação de redes protetoras, observação de abutres e libertação de um animal selvagem proveniente do CERAS – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, da Quercus.

Coimbra

Mata Nacional do Choupal: trilho com identificação de árvores monumentais, espécies várias de fauna, flora, remoção de lixo, Bioblitz com fotografia; em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o ICNF.

Faro

Parque Natural da Ria Formosa: percurso interpretativo com limpeza de lixo na área de sapal, canais e ilhotes; em parceria com o Sport Faro e Benfica, a União de Freguesias da Sé e São Pedro e o ICNF.

Madeira

Reserva da Biosfera de Santana – Pico do Areeiro: controlo de plantas invasoras, conservação de espécies indígenas e habitats do Maciço Montanhoso Central; em parceria com o ICFN Madeira.

Montemor-o-Novo

Viveiro de Plantas Nativas: estações de trabalho com sementeiras, tratamento de sementes, transplantes, plantação de salgueiros, poda de azinheiras, estender tela, abertura de covas para colocação de postes para zonas de sombreamento; em parceria com a Marca  – Associação de Desenvolvimento Local.

Porto

Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde: limpeza de lixos e resíduos, controlo de espécies exóticas (Chorão-da-praia) e libertação de um animal selvagem proveniente do Parque Biológico de Gaia; em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, Parque Biológico de Gaia e CIMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde. 

Mitigação das emissões

Em novembro de 2023, como resposta aos efeitos das alterações climáticas, está prevista uma ação de plantação de espécies autóctones organizada pela Quercus (estimada em cerca de 4 ha), com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pelo Environment Day.