VINCI Energies Portugal junta-se à QUERCUS para celebrar o ambiente

A VINCI Energies, grupo dedicado à Transição Energética e à Transformação Digital, assumiu há muito o seu papel na promoção de um futuro mais inteligente e eficiente, mais humano e sustentável.

A VINCI Energies, grupo dedicado à Transição Energética e à Transformação Digital, assumiu há muito o seu papel na promoção de um futuro mais inteligente e eficiente, mais humano e sustentável. Como parte da sua mobilização ambiental em Portugal, celebrou mais um Environment Day, desta feita com uma grande ativação de âmbito nacional em parceria com a Quercus. A ação decorreu ao longo de três dias, entre 22 e 24 de setembro, tendo-se estendido a nove localizações em todo o país

Nesta terceira edição – a primeira presencial – foram desenvolvidas atividades de sensibilização dedicadas à Valorização de Ecossistemas Ribeirinhos, que se estenderam à Área Metropolitana de Lisboa, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Madeira, Montemor-o-Novo e Porto. Cerca de 750 colaboradores das marcas Actemium, Axians, Omexom, VINCI Facilities, Sotécnica e Longo Plano, entre os dias 22 e 24 de setembro, asseguraram o papel principal em diversas ações de limpeza, plantação, recuperação e requalificação, em lugares ribeirinhos críticos.

Pedro Afonso, CEO na VINCI Energies Portugal afirma que “agir pelo clima, otimizar a utilização de recursos através da economia circular e preservar os ambientes naturais são parte da nossa ambição. Nesta nova edição do Environment Day VINCI, agora presencial, concentrámos temas como a preservação dos ambientes naturais, a água e proteção da biodiversidade. E é com muita satisfação e alegria que este ano assinalamos o momento com ações concretas no terreno, com a Quercus.
E conclui: “Esta ambição ambiental que nos move envolve todos os colaboradores, mas também implica clientes, fornecedores e outros stakeholders, pelo que a VINCI Energies em Portugal mantém o compromisso de construir um grupo melhor para o mundo. “A force for good!

Alexandra Azevedo, presidente da Quercus afirma que: “O Environment Day VINCI tem uma enorme importância, na medida em que ocorre num momento crítico para o Planeta e para a estabilidade do sistema climático. Trata-se de uma colaboração expressiva que envolveu cerca de 800 pessoas, entre colaboradores da VINCI Energies Portugal, voluntários, parceiros locais e elementos da Quercus. A ação decorreu em vários pontos do território nacional e representa um excelente exemplo de uma iniciativa da Sociedade Civil que pretende contribuir no terreno para a proteção dos nossos ecossistemas ribeirinhos, sensibilizando para o seu importante papel de mitigação dos efeitos das alterações climáticas e preservação da nossa biodiversidade.”

Entre as várias iniciativas que decorreram nestes três dias:

Área Metropolitana de Lisboa
─ Ação de sensibilização e demonstração na Mata Nacional da Machada, Barreiro, de recuperação de galerias ripícolas com técnicas de engenharia natural;
─ Ação de limpeza da Praia da Figueirinha, Setúbal, com o encaminhamento dos lixos/resíduos e posterior separação;
─ Recuperação de um bosque no Parque Natural Sintra-Cascais através do controlo de invasoras no Saibreiro e Ação de limpeza de orla costeira na Boca do Inferno.

Castelo Branco
─ Ação de sensibilização e demonstração na Barragem de Santa Águeda de recuperação de galerias ripícolas com técnicas de engenharia natural com libertação de uma ave recuperada no CERAS – Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco.

Coimbra
─ Recuperação de linha de água, remoção de Jacinto-de-água e mapeamento de espécies invasoras e observação de aves caraterísticas do ecossistema ribeirinho de Pateira de Fermentelos.

Faro
─ Ação de limpeza no Parque Natural da Ria Formosa com encaminhamento do lixo/resíduos e posterior separação.

Madeira
─ Regeneração da Levada do Caldeirão, Funchal com controlo de invasoras (bromélias) em floresta de Laurissilva.

Montemor-o-Novo
─ Regeneração ecológica de uma linha de água na Herdade do Freixo do Meio.

Porto
─ Limpeza e melhoria ambiental de ribeira no Rio Leça na ribeira dos Mogos, que incidirá sobre a recolha que quaisquer resíduos encontrados durante o percurso que será posteriormente encaminhado para separação.