Enquanto o mundo volta a olhar para a Amazónia como palco central do debate climático, a VINCI Energies em Portugal mostra que agir pelo clima começa localmente. No seu Environment Day 2025, em parceria com a Quercus, o Grupo mobilizou massivamente as suas equipas para ações de voluntariado ambiental dedicadas à regeneração de ecossistemas e à proteção da biodiversidade.
No ano em que o debate climático regressa à Amazónia com a COP30, a VINCI Energies Portugal volta assim a reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental com a celebração de mais uma edição do seu Environment Day. A iniciativa decorreu no final de setembro e envolveu cerca de 800 colaboradores em dois dias de atividades, distribuídas por 10 localizações em Portugal – em parceria com a Quercus, organização de referência na conservação da natureza e defesa do ambiente – e quatro geografias internacionais.
Este ano, o mote foi a “recuperação e restauro de áreas ardidas e prevenção de fogos florestais”, reforçando o compromisso da VINCI Energies com a ação coletiva e com os três pilares ambientais do Grupo: agir pelo clima, otimizar recursos através da economia circular e preservar os ambientes naturais.

As ações realizadas traduziram este compromisso em resultados concretos: ações práticas de proteção da biodiversidade e gestão responsável dos recursos. As atividades incluíram a plantação de 265 árvores, a criação de sete núcleos autóctones, a recolha de mais de 500 quilos de resíduos, a instalação de caixas-ninho, a reabilitação de habitats e a realização de atividades educativas e de sensibilização ambiental. Foi um verdadeiro exercício de team building ambiental, com impacto transformador nas pessoas, nas comunidades e nos ecossistemas.
Segundo Cátia Margarido, Head of Environment da VINCI Energies Portugal, “o Environment Day é um marco anual que nos desafia a sair do escritório e a colocar em prática, no terreno, o nosso compromisso com o ambiente. Este ano, queremos ir mais longe, contribuindo ativamente para a recuperação das áreas florestais e sensibilizando para a prevenção de fogos, um dos maiores desafios ambientais em Portugal e em muitos dos países onde estamos presentes”.
Já Paula Nunes da Silva, coordenadora do programa Criar Bosques da Quercus, destaca que “a parceria com a VINCI Energies mostra como a colaboração no terreno entre empresas e organizações ambientais e sociais pode criar resultados com verdadeiro impacto. É esta colaboração que amplia a escala das iniciativas, aproxima as comunidades locais e dá mais força às ações de preservação da natureza e de sensibilização ambiental”.
As atividades abrangeram um total de 14 localizações, entre elas o Parque Natural de Sintra-Cascais, Trafaria, São Julião do Tojal, Mafra, Porto, Castelo Branco, Montemor-o-Novo, Figueiró dos Vinhos, Funchal e Faro, bem como projetos no Brasil, Angola, Moçambique e Países Baixos. A iniciativa contou também com o envolvimento de várias organizações parceiras locais, o que permitiu ampliar o impacto das ações, fortalecer as ligações com as comunidades locais e tornar o Environment Day numa ação de cidadania ambiental de grande cobertura.
Com esta iniciativa, a VINCI Energies em Portugal reafirma o contributo local para a estratégia global do Grupo, já hoje um agente ativo na transição ecológica, necessária para enfrentar as alterações climáticas, através da redução do seu próprio impacto, da transformação dos seus negócios e da criação de soluções inovadoras, envolvendo todos os colaboradores, clientes, fornecedores e restantes stakeholders.
O Environment Day 2025 ficou registado em vídeo, disponível AQUI.
