A equipa Fórmula Student Lisboa, do Instituto Superior Técnico, apresentou o FST14 – o mais recente protótipo de engenharia, elétrico e autónomo – resultado de meses de trabalho e inovação. O novo carro foi revelado num evento no Salão Nobre do Técnico, preparado a preceito para acolher os cerca de 300 convidados, incluindo representantes institucionais, parceiros e comunidade académica. O projeto, desenvolvido por estudantes do Técnico, conta uma vez mais com o apoio principal da VINCI Energies em Portugal, e ainda das suas marcas Actemium, Axians, Omexom e Sotécnica.
Mais do que uma evolução, o FST14 representa uma verdadeira revolução na abordagem técnica da equipa, caracterizando-se como o carro mais leve de sempre do projeto, com cerca de 200 kg, e que integra inovações de ponta, como:
“Cada sistema foi concebido para cumprir os padrões de alta performance que impusemos a nós próprios”, partilha Nuno Lynce Silva, Team Leader da FST Lisboa. “O FST14 representa um ponto de viragem na nossa história – é um protótipo moldado por decisões ousadas, a tomada de decisões técnicas arriscadas e uma busca incansável pelo desempenho”, acrescenta.
A formação deste ano da FST Lisboa é constituída por 61 estudantes, na sua maioria a frequentar os cursos de engenharias Aeroespacial, Mecânica, Eletrotécnica e Informática no Técnico, aos quais se juntam alunos dos cursos de outras áreas como Economia e Gestão Industrial. A equipa foi criada em 2001 por um núcleo de estudantes, com o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos que estavam a aprender nas aulas. Desde cedo, traçaram como objetivo projetar, construir e testar um novo carro do tipo Fórmula, para participar nacional e internacionalmente nas competições Fórmula Student, representando Portugal perante outras universidades e empresas. Hoje são uma equipa de elite, de uma escola portuguesa de excelência, a participar na maior competição mundial universitária de engenharia.
A filosofia por detrás do FST14 é clara: “inovar onde necessário, evoluir onde possível e aperfeiçoar cada detalhe” — refletindo o espírito arrojado, a precisão e o rigor da FST Lisboa. Com este modelo, a equipa pretende novamente posicionar-se entre os melhores do mundo nas provas internacionais da Fórmula Student.
Sobre a renovação do patrocínio principal do projeto, inserido na maior competição universitária de engenharia do mundo, Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal, comenta:
“É com orgulho que nos associamos novamente à FST Lisboa, um projeto-escola de engenharia de topo a nível nacional que, ao longo da sua história, tem desenvolvido engenharia e liderança em diversas áreas de atuação. Vemos neste projeto – e na nossa parceria com o Técnico – o reflexo do nosso próprio ADN: excelência, ambição, e espírito empreendedor. É exatamente este tipo de mentalidade que faz acontecer a transição energética e a transformação digital que construímos enquanto projeto empresarial. Estes jovens, com um forte espírito de equipa e abnegado sentido de missão, são uma inspiração para todos. Além da sua sede de conhecimento, procuram, desde cedo, elevar o seu melhor e o da inovação nacional. Este projeto – fiel ao legado desta escola ímpar – materializa e fomenta a ligação empresa-academia que tanto promovemos como fórmula para o futuro do nosso país.”
Rogério Colaço, presidente do Técnico, afirma:
“A Fórmula Student (FST) foi o primeiro núcleo de estudantes do Técnico que se dedicou integralmente à conceção, desenvolvimento, produção e teste de protótipos. O FST14 simboliza o impacto do Técnico na sociedade. Através da ciência e da tecnologia, os nossos estudantes constroem soluções para os desafios do futuro e este novo protótipo reforça o papel pioneiro do Técnico no ecossistema da inovação em Portugal.”
Após a estreia oficial em Lisboa, o FST14 será posto à prova nas principais competições da época:
A Fórmula Student é atualmente a maior competição universitária de engenharia a nível mundial e é frequentemente considerada a mais inovadora do desporto motorizado, logo após a Fórmula 1. Todos os anos, equipas universitárias de todo o mundo são desafiadas a projetar, construir e competir com protótipos do tipo fórmula nas principais provas internacionais.
A competição não é vencida apenas pela equipa com o carro mais rápido, mas sim pela equipa com o melhor pacote geral de construção, desempenho e planeamento financeiro e de vendas. As equipas assumem que são um fabricante a desenvolver um protótipo a ser avaliado para produção.
O 14.º protótipo do projeto atinge uma velocidade máxima de 117 km/h com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico. Tem ainda a bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 6,33 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos.
Na época anterior, 2024/25, o modelo dos estudantes do Técnico registou os seus melhores resultados de sempre ao conquistar o 1.º lugar na Fórmula Student em Portugal, o 2.º lugar em Espanha, na categoria Autónomo e o 7º lugar na Alemanha, na categoria elétrica.